Construindo uma boa imagem na internet

A grande maioria das pessoas já aderiram ao uso das redes sociais. Através delas podemos encontrar velhos amigos, estar em contato com familiares, fazer novas amizades e aumentar nosso network – o que pode render excelentes oportunidades profissionais.

Diante disso, exige-se o cuidado com o conteúdo que você expõe na rede e a imagem que transmite através dela. Tirar proveito da tecnologia pode te ajudar no seu crescimento profissional. No Facebook, por exemplo, existem grupos com muitas oportunidades de empregos e negócios. Porém, é o LinkedIn a grande rede social para contatos profissionais. Lá, o seu perfil é uma espécie de currículo profissional, onde você expõe suas qualificações, conquistas e trabalhos realizados, além de poder receber recomendações de colegas de trabalho e líderes. Atualmente, 120 milhões de pessoas estão cadastradas nessa ferramenta.

Não se pode mais ignorar o uso das redes sociais e a influência que elas podem exercer em sua carreira. Portanto, apontamos algumas dicas para o melhor aproveitamento dessas ferramentas, construindo e transmitindo, assim, uma boa imagem profissional.

Fique atento às suas publicações: Elas irão demonstrar seus interesses, então seja cauteloso com o que você publica. Selecione melhor suas fotos e evite entrar em discussões polêmicas.

Menos é sempre mais!

Demonstre o seu progresso profissional: Algumas redes disponibilizam campos para você mostrar seus feitos e conquistas. Atualize sempre suas informações profissionais.

Siga pessoas de referência em sua área profissional: Seguir essas pessoas poderá ser de grande valia e crescimento. Interagir com esses profissionais transmitem uma boa impressão. Se for adicionar uma pessoa fora do seu círculo de amizade, deixe claro de onde o conhece e o motivo de querer que essa pessoa faça parte dos seus contatos.

Evite falar mal de pessoas, empregos anteriores, empresas ou ex-líderes:  Essa conduta é de extremo mau gosto além de ser falta de educação. Se um entrevistador solicitar seu perfil, com certeza não cairá bem e você será desclassificado do processo seletivo.

Seja claro e conciso: Por mais que na internet a linguagem seja informal, busque se comunicar de forma clara, porém sem passar uma imagem relaxada.

Cuidado com os “desabafos”: Frases ou publicações que você posta podem ser mal interpretadas dependendo do conteúdo.

Transmitir uma boa imagem pessoal e profissional fará com que você seja lembrado sempre que surgir boas oportunidades que se encaixem com o seu perfil. A boa imagem é construída dia após dia!

One thought on “Construindo uma boa imagem na internet

Leave a Reply